Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Cariacica na formatação de uma história em quadrinho digital.
Combate ao bullying tem a tecnologia como aliada
A tecnologia pode servir como uma grande aliada para combater o bullying no ambiente escolar. Isso porque, contando com alguns recursos pedagógicos digitais, os professores conseguem realizar trabalhos que abordem a questão com as impressões dos estudantes sobre a realidade na qual estão inseridos.
“Com o auxílio do professor, materiais pedagógicos e tendo o aluno como protagonista, é possível criar jogos, mural interativo na escola e formular medidas preventivas que ajudam a minimizar os danos causados pelo bullying, de forma lúdica”, afirma a especialista em Educação e autora da tecnologia Microkids, Lisalba Camargo.
Em Cariacica, alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal desenvolvem trabalhos que proporcionam aos estudantes o aprendizado dos
conceitos para a compreensão da lógica de programação alinhadas às práticas educativas utilizadas nas salas de aula.
Nesta última culminância foram abordadas temáticas como: Bullying não é brincadeira – realidade virtual; reciclagem; aplicativo de automação pelo smartphone; códigos de programação e scratch; história em quadrinhos; produção cinematográfica e circuito.
Os projetos desenvolvidos por meio do uso das ferramentas pedagógicas de tecnologia Microkids trabalharam disciplinas variadas, oportunizando o aprendizado dos alunos de forma lúdica.
Para o secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar, são trabalhos belíssimos que inserem a criança nesse novo mundo digital, que é tão importante para o desenvolvimento pessoal, social e alinhado ao novo tempo. “É inadmissível, nos tempos atuais, o aluno não ter acesso às tecnologias. Nós investimos muito nisso. Fizemos um período muito difícil com a pandemia, um período também de oportunidades. Trouxemos a internet rápida para as escolas, computadores e investimos em projetos de tecnologia.”
Ainda segundo o secretário, são temas transversais. “Nós não temos a tecnologia só nas aulas de ciências ou física, nós temos a tecnologia passeando por todas as nossas disciplinas. Toda trajetória curricular do aluno, desde o ensino fundamental até a educação de jovens e adultos. Estamos muito felizes e muitos alunos têm aprendido a ler e escrever por meio da tecnologia e na tecnologia”, pontuou.
PRÁTICA
Na prática o professor pode adotar a proposta de ter uma conversa franca com os alunos, criando um momento de diálogo. Desta forma, o ambiente será propício para que os estudantes possam falar abertamente sobre o assunto e seja possível direcionar os trabalhos de forma lúdica e contextualizada.
Inseguranças, incertezas e mudanças são temas vivenciados na adolescência e discutidos no momento da construção de um game, como exemplo: por meio da construção de um game, os alunos, mobilizam a comunidade escolar sobre perigos de drogas, má utilização da internet, bullying, cyberbullying e sexualidade precoce.
A inserção dos alunos nas didáticas de tecnologia educacional é de fundamental importância para minimizar o efeito dessas agressões a partir das práticas realizadas no contexto escolar.
Acredito que o uso da tecnologia na Educação seja uma evolução para o ensino, a autora Lisalba Camargo comenta sobre “A possibilidade de desenvolvermos essas habilidades e competências de computação estabelecidas no complemento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), porque na prática, o aluno aprenderá a “pensar” de forma integral. A amplitude de mundo, suas possibilidades e oportunidades vão contribuir para tomada de decisão e solução de problemas do dia a dia, como o bullying”, complementa.
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Priscila Contarini
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