A inserção da tecnologia educacional potencializa o processo de aprendizagem nas unidades de ensino
Na Escola Estadual Padre José Maria do Sacramento (EEPJMS), em Nova Brasilândia (MT), as aulas de matemática, ciência e artes se tornaram muito mais atrativas. O Governo do Estado do Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado da Educação ampliou o uso de tecnologia educacional nas escolas por meio da aquisição de kits dos Projetos ETC Educação, tecnologia e construção da editora Microkids Tecnologia. Nesse contexto, o uso do material pedagógico é realizado atendendo estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (1ª ao 3ª série).
Na unidade escolar, seis turmas e cerca de 150 alunos, desenvolvem os projetos fazendo uso do material didático da editora Microkids Tecnologia. Segundo a professora orientadora dos projetos, durante as aulas, os cadernos são utilizados juntamente com os livros estimulando ainda mais o aprendizado. Ela explicou que por meio das apostilas que abordam o tema Cidades, desenvolveu junto com os alunos do 6º e 7º ano, o kit Circuito Elétrico.
“Formatamos um prédio iluminado e uma ambulância. Já os alunos do 8º e 9º ano, construíram maquetes sobre sistema de geração de energia, uma casa iluminada, o quiz e o cartão iluminado, por meio do projeto do livro Maker e Circuitos Elétricos”, disse.
Ainda segundo a professora, as ações pedagógicas integradas ao uso da tecnologia facilitam o aprendizado dos alunos. “A temática circuitos elétricos e eletricidade não é um objeto de conhecimento fácil de ser compreendido pelos estudantes, principalmente do 7º ano, porém, com a integração de materiais tecnológicos facilitou muito a compreensão desses conceitos”, ressaltou.
A coordenadora escolar da Unidade, Rosane Behling, explicou que com a aplicação do novo material as aulas se tornaram mais atrativas e divertidas. “Por meio da construção de códigos, por exemplo, é possível contextualizar os conteúdos desenvolvendo nos estudantes a cultura maker e o pensamento computacional. O material de apostilas somado ao disponibilizado na plataforma Microkids, aguça e desperta a criatividade dos alunos”, pontou.
Didática
Dentro do roteiro bimestral da turma são colocadas 02 aulas para explicação dos materiais, cadastro e acesso na Plataforma. Seguido da Metodologia de “Sala de Aula Invertida”, os estudantes levam o material para casa e fazem outras Oficinas do caderno, trazendo em um dia marcado para socializar com as Turmas e fazer reflexão dos resultados em sala de aula com sua turma e professor, além de serem avaliados.
Rosane Behling, comentou ainda sobre o que observou após a formatação dos projetos. “É uma atividade integrada com outras disciplinas de forma lúdica, tornando o aprendizado muito mais significativos tendo os alunos como protagonistas das ações. Estamos inserindo agora no projeto outras disciplinas como matemática e artes”, ressaltou.
Segundo a coordenadora, a equipe gestora tem apoiado todas as ações desenvolvidas pelo corpo docente, inclusive incentivando um intercâmbio entre escolas da região oportunizando a troca de conhecimentos entre os estudantes e professores.
Por meio do desenvolvimento dos projetos os estudantes aprendem a desenvolver o pensamento lógico, comentou umas das autoras da Tecnologia Microkids, Kellen Camargo. “Com o desenvolvimento das atividades, contextualização e compartilhamento de experiências, os alunos tornam-se protagonistas e autores da tecnologia, não apenas consumidores”, enfatizou Kellen Camargo.
De acordo com o Governo do Estado do Mato Grosso, o investimento em tecnologia educacional, inédito na educação pública estadual, permite o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para o crescimento humano e tecnológico dos estudantes.
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Priscila Contarini
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