Uma capacitação foi realizada para ampliar o conhecimento de mais de 600 profissionais da educação em Mato Grosso
A Live de Lançamento dos Projetos ETC de Lógica de Programação em Mato Grosso foi realizada na última semana e contou com a participação de mais de 600 profissionais, entre professores, gestores e profissionais da educação. A ação teve como objetivo ampliar a área de conhecimento dos envolvidos e preparar os profissionais da educação para o uso das novas tecnologias da Microkids como ferramentas de aprendizagem.
O evento de capacitação foi realizado no formato online e em três horários distintos durante todo o dia. Dentre os assuntos abordados estão: Metodologia Microkids e Lógica de Programação, Fundamentos da Tecnologia Educacional e Computação na BNCC, Integração Curricular e Projetos Interdisciplinares, Plataforma virtual de aprendizagem e cases de sucesso de outros projetos realizados pelos alunos no ano anterior.
A capacitação oferece aos colaboradores a oportunidade de aprimorar suas competências técnicas e comportamentais, afirmou uma das autoras da tecnologia Microkids, Kellen Camargo Kohler. “Foi um momento único, importante e essencial. A tecnologia está cada vez mais presente na educação e a importância do professor como o mediador entre o estudante e a informação é essencial. Esse desenvolvimento ajuda não só na melhor execução de suas atividades na escola, mas também amplia seu conjunto de habilidades, preparando os professores para assumirem desafios mais complexos com os alunos no futuro”, ressaltou.
O encontro também contou com bate-papo e as palestras das coautoras da tecnologia Microkids, Marcelle Guedes e Fernanda Ludgero. A pedagoga Fernanda Ludgero comentou sobre a importância de os professores terem contato e estarem preparados para utilizar as tecnologias educacionais em sala de aula. “Ouvir cases de sucesso de outros projetos realizados pelos alunos estimula o desenvolvimento de novas possibilidades de trabalho, usando a tecnologia e os projetos pedagógicos da Microkids”, afirmou.
Na ocasião, foi abordado também sobre a Plataforma Virtual da Microkids Tecnologia. De fácil acesso para os alunos ela funciona como uma biblioteca: o material disponibilizado objetiva enriquecer a experiência do aluno e facilitar a experiência do professor, com acesso a videoaulas das ferramentas e os softwares de aprendizagem propostos, com função de download, para que a construção se dê em formato off-line e deforma contextualizada com outras matérias.
Dentre as possibilidades de trabalho apresentadas, está a cultura maker, sem nenhum dispositivo. Por meio dessa ferramenta ofertada pela Microkids Tecnologia, é possível facilitar o desenvolvimento de diversas habilidades do pensamento computacional, assim como criatividade, colaboração, resolução de problemas, entre outras, de forma desplugada. É possível criar possibilidades de trabalhos e ter acesso aos principais conceitos para entender o funcionamento dos componentes e circuitos elétricos de forma prática e criativa utilizando papel, LEDs, baterias, alumínio e outros materiais condutivos. Os Projetos Espaço MK Maker é o espaço para “aprender fazendo” com criatividade e curiosidade.
Informações à imprensa:
Priscila Contarini
imprensa@microkids.com.br