Estamos animados em compartilhar a experiência da Professora Schaiane Hasse, da Escola Estadual Kreen Akarore – DRE de Matupá/Peixoto de Azevedo–MT, com o Projetos ETC da Microkids Tecnologia Educacional. Nesta entrevista, a professora relata como a integração da cultura maker e o uso do Tynker estão transformando a forma como os alunos interagem com a disciplina de Ciências.
Schaiane Hasse nos conta sobre os primeiros passos dos alunos no mundo da programação, suas descobertas e o impacto positivo que essas atividades têm gerado na motivação e no aprendizado dos estudantes. Vamos conhecer mais sobre essa jornada inovadora e inspiradora.
Como foi o desenvolvimento dos projetos com os alunos?
Os estudos foram realizados de forma integrada com a disciplina de Ciências. No momento ainda estamos conhecendo o projeto ETC, os alunos estão se familiarizando com o Tynker, já que na nossa escola temos disponíveis os Chromebook. Em um primeiro achei mais interessante que os alunos conhecessem os comandos dentro do Tynker, para que houvesse uma facilidade mais na hora de criar os próprios jogos. As alunas Eloisa Medeiros do 8° e Maria Eloisa Priesnitz do 9° Ano se destacaram na fase inicial.
Schaiane Hasse
Durante o processo de diálogo para construção, como foi a interação entre os estudantes?
Os alunos adoraram aprender sobre jogos, já que é uma área que chama muito atenção dessa fase etária.
Schaiane Hasse
Durante o desenvolvimento das atividades pedagógicas, o que foi observado em relação ao interesse e à interação dos alunos com a matéria?
O aluno se torna protagonista de seu próprio aprendizado, tomando a frente e unindo a comunidade ali formada.
Schaiane Hasse
E o que foi observado em relação à interação dos estudantes entre eles?
Eles se aproximaram muito durante as aulas, pelo contexto do projeto várias ideias em conjunto já surgiram.
Schaiane Hasse
Em relação a serem os protagonistas da ação, criando a tecnologia e não apenas consumidores. Essa autonomia se refletiu no comportamento dos alunos?
Ouve uma empolgação unanime, a tecnologia já faz parte da vida do aluno, porem quando eles se viram aprendendo a programar se sentindo mais confiantes, visto que o contexto chama muita atenção dessa fase da adolescência.
Schaiane Hasse
No desenvolvimento do projeto, os temas trabalhados perpassaram os muros da escola?
Em um momento futuro, sim, temos planos de envolver a comunidade, não só para expor, mas para auxiliar os alunos. Porém, nesta fase introdutória, os alunos continuam se adaptando ao meio.
Schaiane Hasse
Qual é a importância da tecnologia desenvolvida integrada com as demais disciplinas?
Desperta a interação entre os alunos, torna as aulas mais atrativas, torna o aluno protagonista do próprio aprendizado.
Schaiane Hasse
A tecnologia educacional estimula e facilita o aprendizado?
Nossos alunos acreditam saber lidar com a tecnologia, mas, na verdade, eles somente interagem com as redes sociais, não sabem lidar com a IA educacional ou com slides, nem mesmo com aplicativos mais sofisticados. A tecnologia educacional abre um leque de possibilidades, envolvendo o aluno em ferramentas desconhecidas por ele antes. A tecnologia está diretamente associada a uma educação de qualidade e equidade.
Schaiane Hasse
A entrevista com a Professora Schaiane Hasse nos oferece um vislumbre do potencial transformador da tecnologia educacional quando integrada de forma eficaz ao currículo escolar. Os Projetos ETC da Microkids, através do uso do Tynker, está não só despertando o interesse dos alunos pela programação, mas também promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo. A empolgação e o protagonismo dos alunos destacam a importância de preparar nossos jovens para um futuro digital, onde eles não são apenas consumidores, mas criadores de tecnologia. Continuaremos acompanhando essa jornada e compartilhando histórias inspiradoras que demonstram como a educação pode ser enriquecida com o uso inovador da tecnologia.
Professora Schaiane Hasse
Informações à imprensa
Priscila Contarini
imprensa@microkids.com.br