Na Escola Estadual Historiador Rubens de Mendonça, Cuiabá, cerca de 200 alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio foram orientados a desenvolver o Espaço MK MAKER, pelo professor de Física, Jeozadaque Marcos. Nossa equipe de imprensa entrou em contato com o Professor Jeozadaque, que prontamente nos atendeu e concedeu uma entrevista, explicando os inúmeros benefícios da cultura maker e dos livros didáticos da Tecnologia Microkids. Confira a entrevista.
O projeto escolhido foi o Jogo do Equilíbrio e foi desenvolvido de forma integrada com a disciplina de Física e Matemática.
Jeozadaque Marcos
Microkids Tecnologia: O que os estudantes construíram com os materiais pedagógicos da Microkids?
Os estudantes construíram um circuito com os materiais MicroKids, e materiais de baixo custo: papelão, papel alumínio, canudo plástico, fita. O objetivo do circuito era percorrer um caminho (forma de ondas) com um anel de papel alumínio sem que o mesmo encostasse no caminho percorrido, caso isso aconteça um LED é acendido e o desafio deve ser reiniciado.
Jeozadaque Marcos
Microkids Tecnologia: De forma geral, quais foram os temas abordados pelos alunos nesses trabalhos?
Os temas abordados compreendem os elementos básicos de um circuito elétrico (fios, fonte, aparelho, botão). Aplicação dos conceitos de corrente elétrica, tensão e resistência; e também o reconhecimento dos componentes elétricos, como, por exemplo, a polaridade do LED e da bateria, para a correta montagem do circuito.
Jeozadaque Marcos
Microkids Tecnologia:Durante o processo de diálogo para construção como foi a interação entre os estudantes?
A aprendizagem aconteceu de maneira colaborativa e divertida entre os estudantes, percebeu-se a colaboração e cooperação entre as duplas. Essa colaboração aconteceu de maneira natural, os estudantes se mostraram proativos no processo. Evidenciando, dessa forma, a autonomia de aprendizado e também oportunizando a aprendizagem por descoberta. O professor também teve em vista estimular a participação das meninas, em algumas turmas elas se mostraram, mas distantes do momento da aula, contudo, aproximaram e também fizeram. Em outra turma, do segundo ano, a situação foi inversa: as mulheres tomaram partido dos componentes e foram a maioria na construção do circuito.
Jeozadaque Marcos
Microkids Tecnologia: Durante o desenvolvimento das atividades pedagógicas, o que foi observado em relação ao interesse e à interação dos alunos com a matéria?
De modo geral o interesse aumentou, a cultura maker proporciona esse engajamento dos estudantes.
Jeozadaque Marcos
Microkids Tecnologia: Em relação a serem os protagonistas da ação, criando a tecnologia e não apenas consumidores. Essa questão mexeu com a autoestima dos alunos? O que foi observado?
A participação e engajamento dos estudantes nessas atividades foi um fato que surpreendeu positivamente o professor e a até mesmo a coordenação. Pois, estudantes que eram pouco participativos e produtivos nas aulas foram descobertos como protagonistas. Se sentiram motivados à medida que puderam compreender os conceitos abstratos da Eletricidade de forma lúdica e divertida.
Jeozadaque Marcos
Microkids Tecnologia: Em relação ao desenvolvimento do projeto, os temas trabalhados perpassaram os muros da escola? Observaram o envolvimento familiar?
Alguns estudantes relataram a participação de familiares, ao levarem seus projetos para casa. Muitos deles têm irmãos mais novos que ficaram entusiasmados com o experimento realizado e também quiseram se divertir. Outros estudantes, ao levar o material para casa, aproveitaram para aperfeiçoar o projeto, melhorando a construção, o design e a complexidade.
Jeozadaque Marcos
Microkids Tecnologia: Qual é a importância da tecnologia desenvolvida integrada com as demais disciplinas?
As competências e habilidades desenvolvidas vão além dos objetivos específicos da Física, da área de Ciências da Natureza, uma vez que percebemos o desenvolvimento de habilidades socioemocionais: trabalhar de modo colaborativo, auxiliar o colega na aprendizagem, ser solidário, usar a criatividade, ter persistência. Os materiais favorecem também o aprimoramento de habilidades motoras (motricidade fina), pois os componentes são pequenos e exigem certa destreza e cuidado no seu manuseio. Essas características favorecem a concentração, a paciência e colaboram para a aprendizagem por meio de situações-problema e solução de desafios.
Jeozadaque Marcos
Microkids Tecnologia: A tecnologia educacional estimula e facilita o aprendizado?
Muito! Uma das evidências do aprendizado e motivação dos estudantes é a demonstração da satisfação deles ao conseguirem finalizar a montagem do projeto e perceberem o quanto a aprendizagem pode ser prazerosa e divertida.
Jeozadaque Marcos
Informações à imprensa:
Priscila Contarini
imprensa@microkids.com.br