Animações com Projetos ETC Códigos da Hora na Plataforma do Scratch, produção de HQ no Canva abordando temas como bullying, Primeira Guerra e Educação Antirracista. Esses são alguns projetos desenvolvidos por cerca de 90 alunos do 8º e 9º ano, orientados pela professora de História, Cíntia Mourão Mendes, no Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade V, em Vilhena–RO. A equipe de comunicação da Microkids conversou com a professora para saber sobre como foram os bastidores para realização desse projeto. Confira os detalhes no bate-papo a seguir!
O que foi observado nesse processo de diálogo e construção?
Os alunos ficam animados em participar de um projeto de tecnologia educacional, mesmo a maioria não sabendo do que se tratava o projeto, foram bem receptivos no geral. Os alunos têm bastante dificuldade em executar as atividades no computador, visto que é uma geração nova e muitos não têm acesso à esse recurso como fonte de pesquisa e elaboração de trabalhos, pois o uso do celular é mais recorrente e praticamente exclusivo.
Então, é um processo lento de familiarização com as mídias digitais que não são mais tão comuns entre as crianças. Há muita dificuldade em acessar qualquer site, links, plataformas, fazer download de programas, digitação e salvar documentos. Mas com o tempo (3 meses) os alunos já estão mais habituados às aulas no Laboratório de Informática e conseguem desenvolver as atividades sozinhos, sem o auxílio direto do professor.
Os alunos que ainda encontram dificuldades são auxiliados pelos alunos que têm mais facilidade, fazendo, assim, um trabalho em equipe e desenvolvendo a cooperação entre eles. A criatividade deles em relação ao tema é deixada livre, para que eles tenham mais autonomia no processo de produção.
Cíntia Mourão
Durante o desenvolvimento das atividades pedagógicas, o que foi observado em relação ao interesse e à interação dos alunos com a matéria?
Os alunos ficam animados com as aulas marcadas no Laboratório de Informática. São mais de 23 professores por dia na escola, o laboratório é um espaço muito disputado entre os mesmos para levarem suas turmas para pesquisas, avaliações e projetos no LaboInfo. Então, há um limite de marcação de aulas por semana por turma e os alunos ficam ansiosos por essas aulas.
As atividades pedagógicas dos projetos Microkids foram bem aceitas pelos alunos e eles conseguiram desenvolvê-las muito bem, com exceções. Os alunos são participativos e interessados, questionam sempre quando há dúvidas, embora muitos tenham dificuldades, quando direcionam executam as atividades com bastante compromisso e um ótimo desempenho.
O bullying é um tema abordado durante todo o ano, para que as crianças entendam os tipos de bullying cometidos, os malefícios que ele pode causar para o desenvolvimento da criança e adolescente e para que se criem estratégias de combate a esse tipo de violência nas escolas. Quanto à matéria da disciplina, no caso da Primeira Guerra Mundial, os alunos dos 9º anos têm mais facilidade com o conteúdo, visto que, colocando em prática, produzindo HQ’s, eles conseguem explanar tudo o que aprendendo sobre o conteúdo, sendo assim, o Canva se torna uma ferramenta auxiliar para a aprendizagem do aluno.
Cíntia Mourão
O que foi observado em relação à convivência dos alunos nesse processo? Em relação ao desenvolvimento do projeto, os temas trabalhados perpassaram os muros da escola?
Os alunos interagem entre si, se ajudam, há bastante diálogo entre eles, perguntam para o colega ao lado quando têm alguma dúvida, e quando a atividade é em dupla, eles compartilham ideias e informações entre eles. Os temas abordados Bullying e Educação antirracista perpassam os muros da escola, são temas relevantes para a formação de caráter, do cidadão e do indivíduo.
Cíntia Mourão
Como a tecnologia educacional estimula o aprendizado?
Na educação, a Tecnologia Educacional e os recursos tecnológicos são de fundamental importância para promover ao discente a alfabetização digital e assim trazer autonomia, protagonismo, cooperação, criatividade e prepará-los para o futuro. A utilização das mídias digitais e tecnologias promovem um ensino-aprendizagem mais dinâmico e moderno, fazendo com que o aluno aprenda colocando em prática o conhecimento sobre os códigos de programação e desenvolvendo atividades sobre questões relevantes no âmbito escolar e na sociedade, como o Bullying, o meio ambiente e educação antirracista.
Cíntia Mourão
A tecnologia tem uma força transformadora inegável em nossa sociedade. Ela moldou como vivemos, nos comunicamos e nos relacionamos. E a Microkids nasceu para atender às áreas de interesse de uma geração que nasceu digital! O foco é desenvolver ferramentas tecnológicas que incentivam os nossos alunos à tomada de decisões, responsabilidade e cidadania, pensamento científico, crítico e criativo. Estamos juntos na construção de uma educação tecnológica inovadora repleta de criatividade e construção! Até a próxima!
Informações à imprensa:
imprensa@microkids.com.br
Priscila Contarini