A tecnologia é uma grande aliada da educação. Promovendo diversos avanços no setor, ajuda a otimizar o ensino de forma direta e indireta. Em entrevista à Microkids Tecnologia, a professora de Física da Escola Estadual de Tempo Integral Apolônio Bouret de Melo, Fernanda Simões Leite Fernandes, comentou sobre o processo de culminância das atividades fazendo uso dos materiais pedagógicas da Microkids. Confira os detalhes!
Quais projetos se destacaram e foram desenvolvidos de forma integrada com quais disciplinas?
Desenvolvemos os Projetos ETC usando os materiais pedagógicos MK Maker – Circuito em Papel. O trabalho foi desenvolvido pelas alunas Raniely Moraes de Oliveira, Kellyta Freitas Macauba e Yasmin Barbosa Dela Justina, do 3º ano do ensino médio. O MK Maker Jogos – Circuito em Papel – Jogo de operação, desenvolvido pelas alunas Mayara Bressan Passos e Suellen Santos de Mato, do 1º ano do ensino médio e Projetos ETC Códigos da Hora – Criação de Game, desenvolvido pelos alunos, Leandro Silva Fachin e Joelnilson Silva Cardoso, do 2º ano do ensino médio. Os projetos foram desenvolvidos de forma integrada com as disciplinas de Física e Eletivas.
Fernanda Simões Leite Fernandes
O que os estudantes construíram com os materiais pedagógicos da Microkids?
Desenvolvemos jogos educativos, trabalhamos a prática dos circuitos elétricos e ainda envolvi as datas comemorativas com o auxílio das datas comemorativas disponíveis no site da Microkids. Em relação aos jogos educativos trabalhamos com Tynker que é uma plataforma educacional online que ensina programação para crianças de forma divertida e interativa. Através do Tynker, os alunos puderam aprender a criar jogos, animações, aplicativos e projetos diversos utilizando blocos de código visual, o que facilita o entendimento dos conceitos de programação. Atuando com MK Maker montamos ambulância, casa, prédio com circuitos elétricos, os alunos puderam reforçar conceitos básicos de eletricidade, como corrente, tensão, resistência, tipos de circuitos (série e paralelo), leis de Ohm, componentes eletrônicos. Eles realizaram experimentos práticos para entender na prática o funcionamento dos circuitos elétricos. Exploramos ainda as datas comemorativas, com o auxílio das datas comemorativas disponíveis no site da Microkids, os alunos puderam realizar projetos relacionados a festividades específicas, ampliando seu repertório cultural e social.
Fernanda Simões Leite Fernandes
De forma geral, quais foram os temas abordados pelos alunos nesses trabalhos?
A tecnologia educacional, trabalhar coordenação motora, os alunos puderam abordar questões como introdução à programação, lógica de programação, uso de softwares específicos para crianças e adolescentes, criação de jogos simples, introdução a robótica educacional, entre outros tópicos relacionados à tecnologia e desenvolvimento da coordenação motora.
Fernanda Simões Leite Fernandes
Durante o processo de diálogo para construção como foi a interação entre os estudantes? Durante o desenvolvimento das atividades pedagógicas, o que foi observado em relação ao interesse e à interação dos alunos com a matéria?
Foi possível observar o nível de engajamento dos alunos durante as discussões e atividades práticas. Pode-se observar a compreensão dos conceitos abordados. A colaboração entre colegas para resolver problemas e desenvolver projetos e foi possível observar a criatividade dos alunos na elaboração de soluções inovadoras. Também foi possível observar se os alunos demonstraram interesse ativo nas atividades propostas, participando ativamente das discussões em sala de aula, realizando experimentos práticos com entusiasmo e mostrando curiosidade em aprender mais sobre os temas abordados.
Fernanda Simões Leite Fernandes
Em relação a serem os protagonistas da ação, criando a tecnologia e não apenas consumidores. Essa questão mexeu com a autoestima dos alunos? O que foi observado?
Sim, o reconhecimento do trabalho dos alunos por parte das famílias foi observado, por meio de elogios, nos trabalhos postado nas redes sociais.
Fernanda Simões Leite Fernandes
Qual é a importância da tecnologia desenvolvida integrada com os demais componentes curriculares?
A tecnologia possibilita a conexão entre diferentes áreas do conhecimento, permitindo abordagens interdisciplinares nos projetos educacionais. Dessa forma, os alunos tiveram a oportunidade de compreender como os conceitos e habilidades aprendidos em uma disciplina podem ser aplicados e relacionados a outras áreas do conhecimento.
Fernanda Simões Leite Fernandes
A tecnologia educacional estimula e facilita o aprendizado?
Sim, pois, quando utilizada de forma consciente e planejada, a tecnologia pode potencializar as experiências de aprendizagem dos estudantes, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo.
Fernanda Simões Leite Fernandes