A ação teve como objetivo preparar os profissionais da área de educação para aplicar
o conteúdo dos materiais pedagógicos ofertados pela Microkids Tecnologia
Na última semana cerca de 50 docentes da rede de educação de Angra dos Reis participaram de uma formação em conjunto com a Microkids Tecnologia Educacional. A ação foi direcionada para professores do 1º ao 5º ano e teve como objetivo preparar os profissionais da área de educação para aplicar o conteúdo dos materiais pedagógicos ofertados pela editora.
Na ocasião, foram abordados assuntos como o uso das tecnologias como ferramentas de aprendizagem; uma visão sobre o complemento da BNCC que trata especificamente sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional, inserção dos alunos – com segurança – no Mundo Digital; tecnologia desplugada e o comportamento ético enquanto se estabelece uma nova Cultura Digital.
O encontro contou com a palestra da coautora da tecnologia Microkids, Marcelle Guedes. Ela comentou que esse momento permitiu que os professores entrassem em contato com as tecnologias educacionais e fossem adequadamente preparados para utilizá-las em sala de aula. “O principal objetivo era apresentar nossa metodologia e os projetos, apresentar possibilidades de trabalho com a tecnologia desplugada, principalmente considerando a realidade bastante peculiar da região, que conta com turmas multisseriadas em escolas de acesso remoto, sem conexão com internet, então a proposta veio ao
encontro de uma necessidade local, como uma solução viável e atrativa. Tivemos retornos muito positivos após a apresentação, e desejamos, em breve, contar casos de sucesso entre eles”, ressaltou Marcelle.
Ainda segundo Marcelle, a metodologia Microkids permite que o aluno aprenda a lógica da programação de forma contextualizada com outras matérias. Ela explicou que os temas contemporâneos transversais se conectam uns aos outros de uma maneira muito fluida.
“Na prática: utilizando uma ferramenta de lógica de programação (Scratch, por exemplo), meu aluno irá criar um jogo. Mas esse jogo precisa abordar um tema. Então, quando meu aluno já tem conhecimento para desenvolver seu game que abordou a limpeza da comunidade e reciclagem de lixo – ciências, fica fácil que ele utilize a mesma ferramenta para construir um jogo para aprender uma segunda língua”, pontuou. Dentro desse processo de imersão no mundo tecnológico e digital, os docentes conheceram novos aplicativos e ferramentas aliando métodos e procedimentos para dar continuidade ao início da jornada.
Plataforma Virtual
A plataforma virtual da Microkids Tecnologia é de fácil acesso para o estudante e funciona como uma biblioteca: o material disponibilizado objetiva enriquecer a experiência do aluno e facilitar a experiência do professor (algumas pastas são exclusivas), incluindo videoaulas das ferramentas e os softwares de aprendizagem propostos, com função de download, para que a construção se dê em formato off-line.
Tecnologia Desplugada
A Microkids Tecnologia oferta ferramentas como a cultura maker, sem nenhum dispositivo. É possível facilitar o desenvolvimento de diversas habilidades do Pensamento Computacional, assim como criatividade, colaboração, resolução de problemas, entre outras. O projeto MK Maker é o espaço para “aprender fazendo” com criatividade e curiosidade. Com ele, vamos colocar a “mão na massa” e criar circuitos em papel que usa eletricidade.
Por meio do projeto é possível ter acesso aos principais conceitos para entender o funcionamento dos componentes e circuitos elétricos de forma prática e criativa utilizando papel, LEDs, baterias, alumínio e outros materiais condutivos. Estímulo ao
pensamento computacional e a criatividade, levando o aluno a descobrir a cultura do fazer, experimentar novas tecnologias e expandir suas possibilidades de criação.
Informações à imprensa:
Priscila Contarini
imprensa@microkids.com.br