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Tecnologia auxilia o combate ao bullying no ambiente escolar

Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Cariacica criaram cartazes informativos de combate ao bullying no ambiente escolar


 

Volta às aulas e surge rapidamente, já no início do ano letivo, a questão do bullying no ambiente escolar. Apelidos caracterizados pela aparência, perseguições e intimidações são relatados nas escolas. Mas a tecnologia vem como uma grande aliada para combater o bullying no ambiente escolar. Isso, porque, contando com alguns recursos pedagógicos digitais, os professores conseguem realizar trabalhos que abordem a questão com as impressões dos estudantes sobre a realidade na qual estão inseridos.

Ainda segundo a docente, foi realizada uma dinâmica com olhos vendados. “Com olhos vendados tocaram uns aos outros no rosto e cabelo para reconhecer as diferenças étnico raciais e se aceitarem como seres humanos diferentes, como cada ser humano tem as suas características individuais e sentimentos”. A partir desse reconhecimento, explicou ainda, observamos a mudança de atitude dos alunos em relação a respeitar as características de cada pessoa e que todos somos diferentes e não existe um padrão de beleza, cada um tem a sua beleza, finalizou.

“É possível dialogar com os alunos e com o auxílio do professor e materiais pedagógicos criar cartazes, mural interativo na escola, jogos e formular medidas preventivas que ajudam a minimizar os danos causados pelo bullying no ambiente escolar. Tudo isso tendo o aluno como protagonista e de forma lúdica”, afirma a especialista em educação tecnológica e uma das autoras da tecnologia Microkids, Kellen Camargo.

Combate ao bullying

Inseguranças, incertezas, bullying e mudanças são temas vivenciados desde os primeiros anos de escola. Na prática o professor pode adotar a proposta de ter uma conversa franca com os alunos, criando um momento inicial de diálogo. Desta forma, é possível direcionar os trabalhos de forma lúdica e contextualizada. Os temas expostos pelos alunos são discutidos por meio da construção de cartazes, formatação de revistas online, jornais ou games, onde os alunos se conscientizam e mobilizam toda a comunidade em relação ao tema. Segundo a psicóloga e uma das autoras da tecnologia Microkids, Ellen Camargo, o diálogo com os filhos é fundamental. “A família e a sociedade também devem estar em sintonia com as instituições no intuito da preparação de professores e outros profissionais do ensino para prevenir e lidar com o problema; abordar o tema em salas de aula; promover campanhas, aconselhamentos, eventos de integração e socialização dos alunos; e a tecnologia educacional se destaca nesse processo, envolvendo família e escola na conscientização sobre os limites e consequências desses atos”, ressaltou.

Ainda segundo a psicóloga, o bullying é uma forma de violência praticada no contexto escolar mundial por crianças e adolescentes de várias formas: individual ou em grupo, presencial ou pelas redes sociais (quando é chamado de cyberbullying). Caracterizado por atos cruéis, físicos ou psicológicos, motivados por preconceitos e sadismos disfarçados de brincadeiras, com propósito de humilhar, desestabilizar a vítima, o bullying pode causar graves consequências psicológicas em curto e longo prazo.

A inserção dos alunos nas didáticas de tecnologia educacional é de importância fundamental para minimizar o efeito dessas agressões a partir das práticas realizadas no contexto escolar de forma lúdica. Acredito que o uso da tecnologia na Educação seja uma evolução para o ensino, afirma a especialista em educação tecnológica e uma das autoras da tecnologia Microkids, Kellen Camargo. “Desenvolver essas habilidades e competências de computação estabelecidas no complemento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estimula o aluno a ‘pensar’ de forma integral. A amplitude de mundo e o reconhecimento do outro vão contribuir para tomada de decisão e solução de problemas do dia a dia, como o bullying”, complementa.

Informações à imprensa:
Priscila Contarini
imprensa@microkids.com.br

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