Cerca de 180 professores do município participaram da formação de implantação da Metodologia ETC–Microkids
Com a chegada da era digital, é necessário que as instituições de ensino invistam na capacitação dos professores para que eles saibam utilizar esse recurso adequadamente e estejam aptos a orientar e auxiliar os alunos. Pensando nisso, a prefeitura municipal de Caraguatatuba realizou, entre os dias 18 a 20 de março, uma formação em conjunto com a Microkids Tecnologia Educacional. Foram capacitados 180 profissionais da área de educação para aplicar o conteúdo dos materiais pedagógicos ofertados pelo município aos mais de 13 mil alunos. O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Indaiá, Caraguatatuba, São Paulo.
A ação foi direcionada para professores do ensino fundamental e teve como objetivo destacar a importância da utilização de tecnologia educacional como instrumento de construção de processos de aprendizagem ativa e criativa, com foco nas ferramentas de lógica de programação e cultura maker da Microkids Tecnologia Educacional.
Na ocasião, os professores mediadores participaram de um momento de apresentação da Metodologia ETC, além de uma oficina prática de maker, onde foi desenvolvida aprendizagem por investigação e descoberta. O encontro contou ainda com palestras onde foram abordados os seguintes temas: ‘A importância da Tecnologia Educacional na Educação Contemporânea, segundo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular’ e ‘Como integrar as áreas de conhecimento com a Tecnologia Educacional’.
Uma das coautoras da tecnologia Microkids, Marcelle Guedes, abordou sobre a Metodologia ETC e a importância da aplicação adequada das ferramentas pedagógicas disponibilizadas. Segundo a especialista, destacar a importância da utilização de tecnologia educacional como instrumento de construção de processos de aprendizagem ativa e criativa é essencial para o desenvolvimento do trabalho com os alunos.
“Sensibilizar e apoiar o professor para utilizar o material facilita o seu trabalho. Dentro desse processo, como exemplo, temos a ferramenta chamada J-Cross ou D-Cross, a qual é uma ferramenta para a construção de jogos, cruzadinha, marcar. Ela é utilizada em um certo contexto, um determinado conteúdo, e por meio da capacitação podemos direcionar o uso dessa ferramenta tecnológica para ser aplicada conforme a sua finalidade”, ressaltou.
O evento ainda abordou sobre os seguintes assuntos: cultura maker e lógica de programação – plataforma virtual, metodologia e projetos. A plataforma virtual da Microkids Tecnologia é de fácil acesso para o estudante e funciona como uma biblioteca: o material disponibilizado objetiva enriquecer a experiência do aluno e facilitar a experiência do professor (algumas pastas são exclusivas), incluindo videoaulas das ferramentas e os softwares de aprendizagem propostos, com função de download, para que a construção se dê em formato off-line.
Cultura Maker
O projeto MK Maker é o espaço para “aprender fazendo” com criatividade e curiosidade. Com ele, os alunos podem colocar a “mão na massa” e criar circuitos em papel que usam eletricidade, como exemplo. Por meio do projeto, é possível ter acesso aos principais conceitos para entender o funcionamento dos componentes e circuitos elétricos de forma prática e criativa, utilizando papel, LEDs, baterias, alumínio e outros materiais condutivos. Estímulo ao pensamento computacional e à criatividade, levando o aluno a descobrir a cultura do fazer, experimentar novas tecnologias e expandir suas possibilidades de criação.
Informações à imprensa:
Priscila Contarini
imprensa@microkids.com.br